Maria Odette Santos Ferreira: Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar 0 90

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela morte, no passado domingo, de Maria Odette Santos Ferreira, pioneira na luta contra a sida em Portugal.

«Maria Odette Santos Ferreira foi uma mulher à frente do seu tempo, envolvida desde o primeiro momento na investigação e na luta contra a sida», lê-se no voto de pesar hoje aprovado.

De acordo com a agência “Lusa”, o texto salienta a «coragem, determinação e uma capacidade única para comunicar com o grande público e com os grupos de risco» de Maria Odette Santos Ferreira, considerando que é «merecedor de público reconhecimento o trabalho que desenvolveu junto dos toxicodependentes» e recordando o programa de troca de seringas que lançou.

«Em 2013, recebeu muito justamente o Prémio Nacional de Saúde. Foi uma cidadã a quem a Saúde Pública em Portugal muito ficou a dever. No início deste ano foi condecorada pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública», destaca ainda o voto, que transmite o pesar da Assembleia da República a família e amigos de Maria Odette Santos Ferreira.

Envie este conteúdo a outra pessoa