Johnson & Johnson recolhe Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne e Ativador da Máscara de Foterapia Antiacne 0 473

O Portal da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) indica que a empresa Johnson & Johnson está a proceder à recolha voluntária dos dispositivos médicos Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne e Neutrogena Visibly Clear Ativador da Máscara de Fototerapia Antiacne, como medida de precaução.

O dispositivo médico Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne é constituído por uma máscara facial e um ativador sem fios, e está indicado para o tratamento da acne facial ligeira a moderada. É um reutilizável e não-invasivo de utilização doméstica, tendo como fonte de energia 4 pilhas AA.

O Neutrogena Visibly Clear Ativador da Máscara de Fototerapia Antiacne contém apenas o ativador e é comercializado separadamente para substituir o ativador disponibilizado com a máscara.

Esta recolha deve-se à investigação efetuada pela Johnson & Johnson a potenciais efeitos oculares do Neutrogena Visibly Clear Máscara de Fototerapia Antiacne no seguimento da receção de notificações de eventos visuais adversos, assim como com o crescimento da discussão científica em torno da segurança da utilização da luz azul.

Estes efeitos adversos são raros, geralmente ligeiros e transitórios. Existe um risco teórico de lesão ocular para uma amostra reduzida da população com determinadas patologias oculares subjacentes, como retinite pigmentosa, albinismo ocular, doenças congénitas da retina. Existe também risco para quem tome medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade.

A Johnson & Johnson refere que o dispositivo médico é seguro para a população em geral quando utilizado de acordo com as instruções de utilização.

Posto isto, o Infarmed recomenda que os distribuidores e locais de venda deverão colocar em quarentena estes dispositivos médicos e proceder a sua devolução.Os doentes que queiram devolver os produtos ou obter esclarecimentos adicionais podem contactar a Johnson & Johnson diretamente. Os que sintam algum desconforto visual devem parar de utilizar estes dispositivos e consultar um profissional de saúde.

Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed para poder agir em conformidade.

Envie este conteúdo a outra pessoa