INSA cria plataforma online pioneira na vigilância e no combate à gripe 0 28

INSA cria plataforma online pioneira na vigilância e no combate à gripe

 


29 de Janeiro de 2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) desenvolveu uma plataforma bioinformática online que permite a qualquer laboratório analisar o genoma completo do vírus da gripe. Esta ferramenta será «decisiva» na prevenção e controlo desta doença, anunciou, em comunicado, o organismo.

A nova plataforma, INSaFLU, propõe-se contribuir para «o melhor design das vacinas antigripais» e para a «identificação dos mecanismos genéticos responsáveis pela resistência de fármacos antivirais».

«A plataforma INSaFLU permite que, de uma forma simples, a vigilância da gripe possa ser realizada com base na análise da totalidade do genoma», sublinhou, em comunicado, Vítor Borges, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma. «Um dos principais obstáculos à análise dos dados da sequenciação total do genoma prende-se com a necessidade de aplicar métodos complexos de bioinformática, os quais requerem um expertise especializado não disponível na maior parte dos laboratórios a nível mundial», acrescentou o investigador.

Perante esta necessidade, o Núcleo de Bioinformática e o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe do Instituto Ricardo Jorge, com o apoio do bioinformático Miguel Pinheiro, desenvolveram esta nova ferramenta que, «apesar da complexidade inerente à sua construção e implementação, é acessível a qualquer microbiologista sem conhecimentos avançados em bioinformática».

Envie este conteúdo a outra pessoa