Infarmed informa sobre rutura de stock de Zerbaxa 0 496

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) informa no seu portal, que o medicamento Zerbaxa, 1 g + 0.5 g, ceftolozano + tazobactam, pó para concentrado para solução para perfusão, estará indisponível para prescrição de 16/09/2019 até ao início do 3º trimestre de 2020.

Este medicamento é indicado para o tratamento de infeções intra-abdominais ou urinárias, complicadas, causadas por pseudomonas aeruginosa simultaneamente resistente a carbapenemos, cefepime/ceftazidima, piperacilina-tazobactam.

Segundo informa o Infarmed, esta rutura de stock, deve-se a constrangimentos na produção do referido medicamento.

Como se prevê que esta rutura se mantenha, o Infarmed recomenda a prescrição de uma alternativa terapêutica cuja escolha deverá depender da avaliação clínica de cada doente.

A Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) considerou indicadas as seguintes alternativas terapêuticas (selecionadas preferencialmente mediante antibiograma ou com base em dados de epidemiologia local): Aztreonam (em dose adequada para Pseudomonas spp1), Colistina, Aminoglicosídeos (usados em associação, excepto na infeção urinária), Fluoroquinolonas e Fosfomicina EV22.

A MSD Portugal informa que após o ínicio da rutura manterá um stock para emergências. Para qualquer questão poderá ser contactada esta entidade para o telefone direto 214 465 714 ou para o apoio.cliente@merck.com.

Envie este conteúdo a outra pessoa