HRA Pharma: Pílula do dia seguinte disponível sem prescrição nas farmácias portuguesas 0 159

HRA Pharma: Pílula do dia seguinte disponível sem prescrição nas farmácias portuguesas

22 de Abril de 2015

A HRA Pharma anunciou, em comunicado, que a pílula do dia seguinte ellaOne está agora disponível como Medicamento Não Sujeito a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia, em Portugal.

Em 2009, ellaOne foi autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) e esteve disponível em mais de 50 países como Medicamento Sujeito a Receita Médica, o que representou 1,5 milhões de doses dispensadas.

Esta mudança nas condições de dispensa é uma consequência da decisão da EMA, tomada a 7 de janeiro de 2015, em que se aprovou que ellaOne pode ser dispensada sem receita em 29 países da União Europeia, entre eles Portugal.
 
Por sua vez, o INFARMED, a 13 de abril de 2015, procedeu à atualização na Base de Dados INFOMED, classificando ellaOne como Medicamento Não Sujeito a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia (MNSRM-EF).

Sem necessidade de receita médica para adquirir a ellaOne, destaca-se a relevância do ato farmacêutico para aconselhar e informar as mulheres, que tiveram uma relação sexual não protegida ou falha do método contracetivo, para uma melhor opção de contraceção de emergência.

Por esta razão, a HRA Pharma coloca à disposição do farmacêutico várias ferramentas para formar e informar sobre a contraceção de emergência, disponíveis no inteiramente dirigido a farmacêuticos.

Envie este conteúdo a outra pessoa