Gripe: Distribuidores farmacêuticos distribuem vacinas nas farmácias 341

Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo vão colaborar com o Ministério da Saúde na distribuição às farmácias de 150 mil doses de vacinas contra a gripe, adquiridas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”.

“Este ano (…) uma parcela das vacinas do SNS (…) destinadas à população com mais de 65 anos será administrada nas farmácias, num esforço conjunto das Associações de Farmácias, mas também, e de uma forma muito abnegada, das Associações de Distribuição Farmacêutica (…), que tratarão da operacionalização logística e a quem muito desde já, agradecemos” – indicou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.

A intervenção dos distribuidores farmacêuticos na distribuição das vacinas do SNS às farmácias, que se irá realizar este ano sem custos para o Serviço Nacional da Saúde, irá garantir uma distribuição adequada e contínua em todo o território nacional.

Nuno Cardoso, Presidente da ADIFA, em comunicado divulgado, “reforça o seu espírito de missão para com a proteção da saúde pública da população portuguesa. Através desta colaboração, iremos assegurar uma distribuição às farmácias em todo o território nacional, através de um circuito seguro e altamente eficiente. Não deixámos de apoiar o Ministério da Saúde neste momento crítico, e no presente ano as empresas de distribuição farmacêutica vão assumir os custos da operação. A distribuição farmacêutica de serviço completo é um elo vital no circuito”.

Para além do programa “Vacinação SNS Local”, o setor assegura também a distribuição das restantes 500 mil vacinas contra a gripe disponibilizadas pelas farmácias, nos seus próprios serviços de vacinação.

“Acreditamos que será demonstrada a mais-valia deste programa e, como tal, que a colaboração será mantida nos próximos anos, através da implementação de um modelo estruturado, eficiente e sustentável para os vários intervenientes”, conclui Nuno Cardoso, na nota divulgada.

Envie este conteúdo a outra pessoa