Glintt Inov transforma-se num Ecossistema Ibérico dedicado à Saúde Digital 0 384

A Glintt em comunicado divulgado, indica que a Glintt Inov, o seu Hub de inovação na área de Digital Health, foi transformado num Ecossistema Ibérico de Inovação totalmente dedicado à Saúde Digital.

Este pretende “dar continuidade ao trabalho desenvolvido, mas com um alcance ainda maior e dedicado a Startups ou PME, que se encontrem a trabalhar nestas mesmas áreas – Saúde e Tecnologia”.

“A Glintt Inov pretende agora reforçar a sua estratégia de Open Innovation, ao dar a oportunidade a clientes e a parceiros de se candidatarem, assim como ajudar as empresas que se encontrem a desenvolver, validar ou comercializar projetos na área do Digital Health, a terem acesso ao contexto e mindset certo sobre o futuro da saúde”, indica na nota divulgada.

A empresa apresenta uma série de atributos, que podem ser bastante importantes para estas “Startups e PME, nomeadamente: a pertença a um ecossistema de empresas onde se incluem cerca de 17.000 farmácias em Portugal e Espanha, Hospitais Privados, distribuidores farmacêuticos, Centros de informação e académicos, entre outros. O acesso a clientes, parcerias com as principais empresas de tecnologia e cloud services e a possibilidade de aceder a dados estruturados na área clínica e de farmácia, através de um data lake, são algumas das vantagens que a Glintt quer disponibilizar”.

Para além disso, a Glintt anunciou ainda quatro novos projetos: Med.GPS, EVA, Vigipharma e Pharma.Quest. Estes resultam do “Ciclo INOV”, mas também da realização do seu primeiro Hackathon (Hacking Health).

O Med.GPS é uma app que pretende dar informação sobre o stock de um produto, nesse preciso momento, nas farmácias. O Vigipharma é uma plataforma mobile interativa para o registo, report e controlo das reações adversas dos medicamentos. Os outros dois são dois chatbot. O EVA pretende ser um interface entre os utilizadores e a tecnologia, nomeadamente nos serviços hospitalares. Já o projeto Pharma.Quest pretende facilitar o controlo das receitas médicas e a interação das pessoas com a sua farmácia.

Em fase piloto, e que transitam do ano passado, estão já dois projetos: Game4Life e o Knowlogis.

O Game4Life, que se encontra na sua fase final de desenvolvimento, é uma plataforma que tem como objetivo melhorar os outcomes dos doentes diabéticos, em especial os que sofrem de Diabetes tipo 1. Esta plataforma permite que o Farmacêutico assuma um papel de “Health Coach”, com o intuito de melhorar o controlo da doença.

O Game4Life, que se encontra na sua fase final de desenvolvimento, é uma plataforma que tem como objetivo melhorar os outcomes dos doentes diabéticos, em especial os que sofrem de Diabetes tipo 1. Esta plataforma permite que o Farmacêutico assuma um papel de “Health Coach”, com o intuito de melhorar o controlo da doença.

O Knowlogis resulta de um projeto de candidatura a fundos comunitários e de uma parceria entre o CHVNG/E, a Glintt INOV e o INESCTEC. Tem como objetivo dotar as unidades Hospitalares e Organismos Centrais da capacidade de previsibilidade no que respeita à necessidade futura dos seus consumíveis, desde medicamentos, ligaduras, até salas e macas.

Durante 2019, a Glintt investiu cerca de 3,5M€ em projetos de inovação.

Envie este conteúdo a outra pessoa