Filipe Granjo Paias é o novo presidente da APORMED 0 143

Filipe Granjo Paias é o novo presidente da Associação Portuguesa de Dispositivos Médicos (APORMED) para o biénio 2019-2020, em representação da Baxter. A sustentabilidade e desenvolvimento do SNS, bem como o acesso aos cuidados de saúde de qualidade a todos os cidadãos serão as suas prioridades.

A anterior presidente, Antonieta Lucas, esteve à frente da associação nos últimos seis anos, informa a Associação em comunicado.

«Acreditamos que uma postura responsável e de diálogo constante com os diferentes parceiros que procure encontrar compromissos e verdadeiras relações de valor, será a chave para o sucesso deste setor. Neste contexto, o Ministério da Saúde e os demais órgãos tutelados por este Ministério, bem como outros entidades governamentais podem continuar a contar com a APORMED como parceiro e colaborador relevante», defendeu Filipe Granjo Paias durante a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da APORMED.

No seu discurso, citado no comunicado, foi frisada a afirmação da total disponibilidade da APORMED e da sua Direção para participar na discussão sobre a Nova Lei de Bases da Saúde. Manifestou ainda as suas preocupações relativamente ao Brexit e à implementação do novo Regulamento Europeu do Dispositivo Médico, bem como pelo enfraquecimento das estruturas em Portugal e desinvestimento de algumas empresas de referência deste setor.

Revelou ainda expetativas em relação ao Sistema Integrado de Monitorização de Dispositivos Médicos que virá colmatar lacunas existentes na caracterização do mercado e à implementação do piloto do novo modelo de financiamento hospitalar, nomeadamente no que diz respeito à melhoria dos atrasos de pagamentos a empresas fornecedoras do SNS e que tem afetado as empresas suas empresas associadas.

«A Direção da APORMED tem perfeita consciência da complexidade e das dificuldades que os sistemas de saúde, em geral, e o nosso Serviço Nacional de Saúde, em particular, enfrentam atualmente para serem sustentáveis e comportáveis. […] mas, estamos convictos de que com inteligência e equilíbrio se conseguirá chegar a bom porto», afiançou o novo Presidente.

Além da Baxter, a nova Direção da APORMED passa a ser representada também pelas empresas Alcon, Pulmocor, Johnson & Johnson, Medtronic, B.Braun e Medicinália Cormédica. A Mesa da Assembleia é agora composta pela Abbott, JMV e Widex. O Conselho Fiscal é assegurado pela Normax, Fresenius Medical Care e Boston Scientific.

Envie este conteúdo a outra pessoa