FDA alerta para riscos de dependência e morte associados a analgésicos opiáceos 0 118

FDA alerta para riscos de dependência e morte associados a analgésicos opiáceos

23 de Março de 2016

A Food and Drug Administration (FDA) anunciou hoje que vai passar a ser obrigatório incluir nas etiquetas de analgésicos opiáceos alertas sobre os riscos de dependência, overdose e morte.

A dependência crescente dos norte-americanos de analgésicos opiáceos como o OxyContin ou o Vicodin é a razão pela qual muitos cidadãos são viciados em heroína, que pode ser comprada muito mais barata nas ruas.

A partir de agora, as embalagens de mais de 200 tipos de analgésicos (de ação rápida) devem conter «um aviso sobre os riscos graves de mau uso, abuso, dependência, overdose e morte», entre outras mudanças de rotulagem para «informar as pessoas sobre os riscos destes medicamentos», disse a FDA num comunicado, citado pela “Lusa”.

Os analgésicos opiáceos e a heroína «estiveram envolvidos» em mais de 28 mil mortes nos Estados Unidos em 2014, segundo os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), em inglês.

Atualmente, morrem mais norte-americanos devido ao uso (abuso) de drogas do que em acidentes de viação, segundo dados avançados pela Casa Branca.

Envie este conteúdo a outra pessoa