Farmácias de Loures oferecem vacinas contra a gripe a idosos 380

Este ano, 37 das 50 farmácias do concelho de Loures estão a vacinar gratuitamente contra a gripe as pessoas com mais de 65 anos, um projeto da administração regional de Lisboa e Vale do Tejo para reforçar a vacinação nos idosos.

«O objetivo é dar mais possibilidades de escolha para a vacina da gripe e ter mais uma alternativa, de proximidade», afirmou Luís Pisco, o presidente da administração regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT), à agência “Lusa”.

A vacina da gripe é já gratuita para pessoas a partir dos 65 anos, mas os utentes têm de se deslocar até aos centros de saúde, para serem administradas. Por outro lado, já há vacinação nas farmácias, mas quando os utentes pagam a sua vacina e a levantam mediante uma prescrição médica.

Luís Pisco disse que se trata de um projeto-piloto que será avaliado no final do ano. Caso os resultados apontem para uma mais valia para a população, o projeto poderá ser alargado a mais concelhos de toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, que abrange 3,6 milhões de utentes.

A ARS-LVT comprou, para este projeto no concelho de Loures, mais de 10 mil vacinas, num investimento de 35 mil euros.

Segundo a perceção preliminar, o projeto está «a ser muito bem aceite» pelos utentes. A iniciativa já arrancou em meados de outubro, aquando do início da época da vacinação contra a gripe, mas o protocolo que formaliza o projeto só será assinado hoje entre as várias entidades envolvidas: ARS, associações de farmácias e distribuidores farmacêuticos.

Envie este conteúdo a outra pessoa