Farmácias com projeto “Seringas Só no Agulhão” 0 439

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) lançou um projeto-piloto inovador nas farmácias, que se destina à recolha das seringas e agulhas utilizadas por pessoas com diabetes e pelos cidadãos que utilizam medicamentos injetáveis.

As farmácias associadas vão disponibilizar um contentor, designado por “Agulhão”, onde os cidadãos podem depositar as seringas usadas.

A campanha “Seringas Só No Agulhão” é desenvolvida em parceria com a Stericycle, empresa especializada na gestão de resíduos hospitalares, e pretende ser uma alternativa tendo em conta a falta de soluções seguras e ecológicas para recolha de seringas usadas.

As farmácias já fazem a recolha das seringas, mas apenas no que respeita ao Programa de Troca de Seringas, dirigido aos utilizadores de drogas injetáveis, que na entrega de uma usada, recebem uma nova seringa esterilizada.

A AFP pretende com este projeto-piloto, contribuir para a implementação de soluções seguras que permitam melhorar a vida dos cidadãos e a Saúde Pública.

A campanha “Seringas Só no Agulhão” está disponível até ao final do ano em algumas farmácias associadas da AFP dos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Braga e Vila Verde, e espera-se que até ao fim do ano tenha sido alargada a todo o país.

Envie este conteúdo a outra pessoa