Farmacêuticos portugueses dinamizam rede europeia de cuidados farmacêuticos 0 520

A Rede Europeia de Cuidados Farmacêuticos (PCNE – Pharmaceutical Care Network Europe) esteve reunida no passado dia 9 de fevereiro, na Holanda, no âmbito da 11ª edição da sua conferência. Oito anos depois, Portugal volta a estar representado na direção da PCNE, contribuindo assim para a evolução da prática e investigação na área dos cuidados farmacêuticos.

Como comunicado no site da OF, o evento juntou mais de cem participantes de várias nacionalidades, com a delegação portuguesa sendo a segunda mais representada. O evento marcou-se pela eleição de Ema Paulino para a direção da PCNE e pela homenagem à professora catedrática da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Margarida Caramona, a quem foi atribuído o título de membro honorário da PCNE.

No encerramento da conferência, o professor na Escola de Farmácia da Universidade de Dublin, Martins Henmam, destacou o percurso de Margarida Caramona na área da Farmacologia e a forma como sempre inspirou investigadores mais jovens. Referiu ainda alguns dos seus contributos para a área dos cuidados farmacêuticos, em particular o seu envolvimento num dos primeiros projetos internacionais desenvolvidos pela PCNE, o Projeto OMA, direcionado aos cuidados farmacêuticos aos idosos, também referindo o desenvolvimento de guidelines para o tratamento da depressão e a dinamização da participação portuguesa nos eventos desta organização.

Envie este conteúdo a outra pessoa