Estado investiu 11 milhões nas vacinas da gripe, mais do dobro que no ano passado 0 235

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que o Estado investiu este ano mais de 11 milhões de euros em vacinas contra a gripe para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais do dobro do que no ano passado.

O Estado investiu este ano 11,3 milhões de euros, para ter 1,4 milhões de doses de vacinas no SNS, quando no ano passado o investimento foi somente de 4,8 milhões para o mesmo número de vacinas.

Graça Freitas indicou também que este ano, pela primeira vez, estarão disponíveis em Portugal vacinas tetravalentes. Estas funcionam para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B). Para além disso espera-se que esta vacina seja mais efetiva, e cubra mais hipóteses de variação do vírus da gripe em circulação.

A partir de segunda-feira, Portugal terá cerca de dois milhões de doses de vacinas contra a gripe. Além das vacinas disponíveis para administrar gratuitamente no SNS aos grupos de risco, haverá ainda mais de 600 mil doses nas farmácias, que podem ser compradas mediante receita médica, com uma comparticipação de 37%.

No SNS a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com doenças identificadas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

Envie este conteúdo a outra pessoa