Ensaio clínico poderá estar na origem da morte de 11 bebés na Holanda 0 123

Ensaio clínico poderá estar na origem da morte de 11 bebés na Holanda

 


25 de julho de 2018

Um ensaio clínico que administrava sildenafil a mulheres grávidas foi suspenso esta segunda-feira, após a morte de 11 bebés.

No âmbito desta investigação clínica, desenvolvida pelo Centro Médico da Universidade de Amesterdão, 93 grávidas tomaram a substância em questão por apresentarem complicações relacionadas com o desenvolvimento da placenta.

Para além das mortes, esta investigação, iniciada em 2015, também levou a que 17 bebés desenvolvessem problemas nos pulmões, lê-se numa notícia avançada pelo “Público”.

Ainda no âmbito do estudo, também se verificaram complicações num segundo grupo de gestantes que não tomaram sildenafil. Três bebés, filhos de mães que receberam placebo, desenvolveram problemas pulmonares e nove bebés acabaram por morrer.

 «Queríamos mostrar que esta é uma maneira eficaz de promover o crescimento do bebé. Aconteceu o oposto. Estou chocado. A última coisa que queríamos era prejudicar os pacientes», disse o líder do grupo de investigadores, o ginecologista Wessel Ganzevoort, em declarações ao jornal holandês “De Volkskrant”.

O grupo de investigadores já alertou uma outra equipa que estava a desenvolver o mesmo estudo no Canadá. Também este já foi suspenso.

Envie este conteúdo a outra pessoa