Distribuidores farmacêuticos procuram acordo com Governo 0 271

A Associação de Distribuidores Farmacêuticos – ADIFA criou uma agenda com 10 medidas prioritárias que, na visão daquela associação, contribuirão para melhorar o acesso da população ao medicamento e produtos de saúde. O documento visa estabelecer um acordo com o Governo.

Entre as medidas sugeridas, destacam-se a alteração do Estatuto do Medicamento, com deveres e direitos que assegurem um abastecimento adequado do mercado nacional; a transição de medicamentos dispensados exclusivamente em meio hospitalar para as farmácias comunitárias; o alargamento de alguns benefícios fiscais em vigor noutros setores para a atividade de transporte de medicamentos e produtos de saúde; o reconhecimento dos distribuidores farmacêuticos como entidades prioritárias no acesso a combustíveis em crises nacionais; a garantia de mobilidade eficiente das viaturas de transporte de medicamentos, com circulação autorizada nas vias de trânsito reservadas.

A agenda foi apresentada no início de novembro às entidades políticas e governamentais e durante as próximas semanas a ADIFA prevê o agendamento de audiências e reuniões com cada uma das instituições.

Envie este conteúdo a outra pessoa