Curso “Epidemiologia de campo – Investigação de Surtos” 0 241

Nos próximos dias 7 e 8 de outubro, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, recebe a terceira e última edição em 2019 do curso “Epidemiologia de campo – Investigação de Surtos”.

Esta formação é promovida pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, e tem como destinatários profissionais de saúde e todos aqueles com especial interesse na temática.

Este curso irá abordar breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, desenhos de estudo, assim como passos da investigação de um surto, definição de caso, lista de casos e curvas de incidência, entre outros temas. Conta também com uma componente prática com a simulação da investigação de dois surtos com a intervenção dos participantes.

Os formadores são todos colaboradores do Instituto Ricardo Jorge, com formação específica em epidemiologia (treino EPIET/EUPHEM). As inscrições estão abertas até 27 de setembro.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais.

Envie este conteúdo a outra pessoa