Covid-19: Casos de trombose pós-vacina da AstraZeneca em holandeses com mais de 60 anos 265

As autoridades holandesas anunciaram que registaram 15 casos de trombose após administração da vacina anti-covid-19 da AstraZeneca. A maioria dos casos foi em mulheres e seis em pessoas com mais de 60 anos.

Segundo informação divulgada, o centro que documenta os efeitos secundários dos medicamentos nos Países Baixos (Lareb) recebeu 15 relatórios, 12 dos quais em mulheres e três em homens, seis tinham mais de 60 anos, de trombose combinada com uma baixa contagem de plaquetas em pessoas que tinham recebido uma vacina contra a covid-19 da farmacêutica AstraZeneca.

Esta reação adversa já está incluída como advertência no prospeto das vacinas da AstraZeneca e da Janssen, por indicação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que investigou os casos detetados em diferentes países e considerou que havia um “possível vínculo” com a vacinação.

Neste momento, os Países Baixos só estão a usar a vacina da AstraZeneca em maiores de 60 anos, mas mantêm a vacinação com a vacina da Janssen para todos os grupos etários.

Envie este conteúdo a outra pessoa