Covid-19: Autoagendamento a partir dos 20 anos deverá começar para a semana 44

Segundo o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, o autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar na próxima semana.

“Às pessoas com 20 anos peço-lhes um bocado de paciência, mas têm que esperar”, indicou salientando que não são abertos processos de autoagendamento “para fazer filas de espera”.

Henrique Gouveia e Melo voltou a sublinhar a vontade de atingir a meta de 70% de toda a população portuguesa vacinada com a primeira dose entre 8 e 15 de agosto, esperando no final de setembro que se atinja o fim do processo de vacinação contra a covid-19.

O coordenador da task force indicou ainda que a vacinação tem de ser vista como “uma espécie de uma onda”, em que há momentos em que mais vacinas disponíveis e é aumentado o ritmo e outros em que é necessário baixar o ritmo face à escassez.

“Nas últimas duas semanas vacinámos muito, agora vacinamos menos e depois haverá um período em que vamos voltar a vacinar mais. Faz parte do processo”, explicou.

Questionado pela agência Lusa sobre os problemas no autoagendamento, o coordenador do plano frisou que este processo “está a funcionar normalmente”.

O coordenador da task force mostrou-se ainda otimista em relação à aceitação da vacina por parte da população mais jovem, considerando que, ao contrário do que se regista em alguns países, os jovens portugueses querem ser vacinados.

“Os nossos jovens estão muito esclarecidos”, concluiu.

Envie este conteúdo a outra pessoa