“Dê Troco a Quem Precisa” de 14 a 25 de maio: Campanha ajuda população carenciada a adquirir medicação 2 160

A segunda edição da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” começa dia 14 de maio nas farmácias aderentes em todo o país, e tem como objetivo ajudar quem precisa e não tem dinheiro para adquirir a medicação de que necessita.

Promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, a iniciativa convida os portugueses a doar o troco das compras ao fundo solidário abem:. A campanha termina no dia 25 de maio e o montante angariado será integralmente aplicado na ajuda aos beneficiários abem:.

«Num país em que uma em cada dez pessoas não compra medicamentos por falta de dinheiro, esta campanha reveste-se de uma importância extrema. Não podemos permitir que em Portugal, uma sociedade desenvolvida, existam famílias em que o cumprimento da medicação prescrita perde prioridade para outros bens de primeira necessidade, como rendas, água e alimentação. Esta situação torna-se particularmente grave no caso das crianças e dos doentes crónicos», adianta, numa nota, Maria de Belém Roseira, coordenadora-geral da Associação Dignitude – entidade dinamizadora do Programa abem:.

O abem: está presente em praticamente todo o país, assente numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

A nível nacional, o programa conta com 4.123 beneficiários e 72 entidades referenciadoras. Já foram adquiridos, ao abrigo do abem: 74.017 medicamentos desde a sua origem, em maio de 2016. O programa ambiciona atingir 25 mil pessoas em situação de carência de medicação até ao final de 2018 e 50 mil até ao final de 2019.

Envie este conteúdo a outra pessoa