Bastonários dos Médicos e Farmacêuticos assinam petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS” 0 849

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, e a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, reúnem-se amanhã na Farmácia Vitória, no Porto, onde vão assinar a Petição Pública “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”. A petição propõe objetivos para um programa legislativo dirigido ao setor farmacêutico, por forma a garantir um acesso equitativo de todos os cidadãos aos medicamentos.

Num comunicado veiculado pela OF, lê-se que as duas Ordens profissionais subscrevem assim as preocupações dos promotores desta iniciativa, que fazem um alerta para as dificuldades sentidas pela rede de farmácias e para os problemas consequentes das falhas de abastecimento de medicamentos.

Miguel Guimarães e Ana Paula Martins vão conhecer as principais dificuldades sentidas pelas unidades mais frágeis, tanto nos grandes centros urbanos como nas regiões do interior, onde o apoio e acompanhamento das populações mais envelhecidas e isoladas «assume especial relevância».

O texto da petição relembra que 675 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência, o que corresponde a quase 25% da rede. Também foram reportadas 64 milhões de embalagens de medicamentos em falta nas farmácias só no ano passado, «ficando condicionada a possibilidade dos doentes cumprirem os tratamentos prescritos pelos médicos», é mencionado.

Envie este conteúdo a outra pessoa