Alcon cotada em bolsa como empresa independente 0 158

A Alcon anunciou a sua estreia como empresa independente cotada em bolsa, assim como concretização da sua separação da Novartis. As ações da empresa começaram a ser negociadas ontem na SIX Swiss Exchange e New York Stock Exchange (NYSE) sob o símbolo “ALC”.

A Alcon é a maior empresa de dispositivos médicos de tratamento oftalmológico do mundo, com áreas de negócio adicionais em cuidados cirúrgicos e visuais. A empresa está presente em 74 países e serve pacientes em mais de 140, com negócios em crescimento acelerado nos mercados emergentes, é informado num comunicado enviado pela própria.

«Há mais de 70 anos que a Alcon se dedica a ajudar as pessoas a ver de forma brilhante e agora, enquanto empresa independente, estamos a procurar ainda mais oportunidades para promover essa missão», mencionou David Endicott, presidente executivo da Alcon. «Estamos preparados para alcançar um crescimento sustentável e criar valor de longo prazo para os acionistas como uma empresa independente. Temos uma longa história de inovações no setor e, como empresa ágil de dispositivos médicos, estamos muito focados em fornecer produtos inovadores que respondam às necessidades dos nossos clientes, pacientes e consumidores».

O mercado dos cuidados da visão correspondem a um valor de cerca de $ 23 mil milhões por ano, com crescimento anual de cerca de 4%. No ano passado, a Alcon registou vendas de $ 7,1 mil milhões, $ 4,0 mil milhões dos quais na área Surgical – com um aumento de 7% em relação ao ano prévio – e $ 3,1 mil milhões na Vision Care – aumento de 3%.

Os termos da separação indicam que cada acionista da Novartis ou detentor de ADR (American Depositary Receipts) receberá uma ação da Alcon por cada cinco ações ou ADRs da Novartis que detinham no fecho das operações a 1 de abril de 2019, data de registo para distribuição.

A Alcon terá uma identidade de investimento distinta para dar resposta à sua estratégia de crescimento, com uma estrutura de capital que permitirá expandir os mercados, entrar em adjacências promissoras e introduzir novos modelos de negócios.

A empresa mantém presença na Suíça há mais de 40 anos, onde foi incorporada antes da aquisição pela Novartis. As instalações da Alcon em Fort Worth, Texas, manter-se-ão como importante centro operacional e centro de inovação.

A Alcon continuará com as suas doações corporativas, que em 2018 corresponderam a $ 62 milhões em doações monetárias e de produtos. Com as suas organizações de caridade, Alcon Foundation e Alcon Cares, a Alcon associa-se a organizações de caridade para ajudar a aumentar o acesso ao tratamento oftalmológico, oferecendo cirurgias para a recuperação da visão, exames oftalmológicos e outros serviços a comunidades carenciadas.

David Endicott justifica: «A procura de cuidados oculares está a crescer significativamente à medida que a nossa população envelhece e as pessoas passam mais tempo à frente de ecrãs e dispositivos móveis. Ao marcarmos este novo capítulo na vida da nossa empresa, todos na Alcon estamos comprometidos em responder à crescente necessidade do consumidor de melhorar a visão e a saúde ocular, e em expandir o acesso aos cuidados oftalmológicos de qualidade em todo o mundo».

Envie este conteúdo a outra pessoa