Acetato de Ulipristal é incluído na Lista de Medicamentos Essenciais 360

Acetato de Ulipristal é incluído na Lista de Medicamentos Essenciais

 

 

28 de junho de 2017

HRA Pharma, companhia farmacêutica líder na Europa em contraceção de emergência, anuncia que o medicamento Acetato de Ulipristal 30 mg, nome comercial ellaOne, já faz parte da Lista de Mediamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS), como contracetivo de emergência.

Revista e atualizada de dois em dois anos pelo Comité Especialista na Seleção e Utilização de Medicamentos da OMS, a Lista de Medicamentos Essenciais aponta os medicamentos necessários para prestar cuidados de saúde prioritários e de base à população. Os medicamentos que constam neste documento são selecionados consoante critérios específicos, como a prevalência do problema de saúde, o perfil de segurança e eficácia do medicamento.
 
J. Miguel Noriega, diretor geral da HRA Pharma Ibéria, afirma que «esta decisão da OMS reforça a posição do acetato de ulipristal 30mg como contracetivo de emergência e como um medicamento essencial e ao qual todas as mulheres devem ter um acesso rápido e fácil para uma saúde reprodutiva efetiva. A lista da OMS serve de guia às listas nacionais de medicamentos essenciais e esperamos que esta inclusão do acetato de ulipristal se reflita nestas listas a nível local, permitindo assim que cada vez mais mulheres tenham acesso a este produto em todo o mundo, prevenindo gravidezes indesejadas».
 
Segundo o comunicado da HRA Pharma, a candidatura à lista da OMS, submetida em 2016, foi apoiada pelo Departamento de Investigação e Saúde Reprodutiva da OMS, pelo Consórcio Europeu de Contraceção de Emergência e pelo Consórcio Internacional para Contraceção de Emergência.

Envie este conteúdo a outra pessoa