Vacina contra meningite esgotada nas farmácias deve chegar 2ª feira 0 481

A vacina contra a meningite esgotou no nosso país, e segundo o Infarmed prevê-se que chegue da Holanda na próxima segunda-feira.

De acordo com o noticiado pelo Jornal de Noticias (JN), o aumento dos casos de meningite w fez com que os pediatras começassem a aconselhar aos pais a vacinarem os filhos com a vacina conjugada ACWY, que não está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV) e que custa 50 euros.

Questionada sobre o caso, a Direção-Geral da Saúde informou que este ano se registaram oito casos do serogrupo W, contra os cinco casos do ano passado e um único em 2016, e que a maioria dos casos registados ocorreu em adultos.

Já o Infarmed reconhece que este ano houve “um aumento da procura da vacina Nimenrix na sequência de um aumento do número de casos de doença meningocócica infantil, que praticamente duplicou o seu consumo face ao ano anterior” e que a “distribuição rapidamente se escoou no prazo de uma semana, causando nova situação de previsão de rutura”.

“Esta situação está de momento a afetar todos os países onde a vacina se encontra comercializada, não obstante, está a ser emitida pelo Infarmed uma Autorização de Utilização Excecional (QUE) para a vacina, que virá excecionalmente da Holanda, o único país onde foi ainda possível adquiri-la”, informa o Infarmed, acrescentando que na próxima segunda-feira a vacina já deverá estar disponível.

Envie este conteúdo a outra pessoa