Um quarto da população da região centro em risco de ter diabetes 0 117

Um quarto da população da região centro em risco de ter diabetes

21 de Março de 2016

Quase um quarto da população da região centro do país (24 por cento) que participou na iniciativa “Novembro Mês da Diabetes” tem um risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes na próxima década.

Entre 14 e 28 de novembro de 2015, as farmácias da região centro procederam à avaliação do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 na população, numa iniciativa integrada no Dia Mundial da Diabetes assinalado mundialmente a 14 de novembro.

A iniciativa abrangeu a avaliação do risco de 7.007 pessoas não diabéticas, em 225 farmácias aderentes, numa iniciativa conjunta com a Coordenação Regional da Diabetes e as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes da ARS do Centro, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e a Associação Nacional das Farmácias.

A iniciativa verificou que um quarto da população avaliada apresentar os níveis de risco mais elevados, tendo sido recomendado pelas equipas das farmácias a referência a esse risco numa próxima consulta com o médico assistente, lê-se num comunicado enviado às redações.

Foram ainda identificados diversos fatores de risco da população envolvida que apresentou uma média de idades de 60 anos, sendo 66% do sexo feminino e 51% com hábitos sedentários.

Envie este conteúdo a outra pessoa