Questões éticas prementes para a prática clínica 79

O Núcleo de Estudos em Bioética (NEBio) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar dois webinares para promover o debate sobre questões éticas prementes para a prática clínica.

“O Maior acompanhado – perspetiva jurídica e clínica” é o tema do primeiro encontro, que se realiza dia 11 de novembro entre as 21h00 e as 22h30. “Pretendemos analisar o estatuto de «Maior acompanhado», as suas implicações e a importância do reconhecimento das situações em que se justifica instituir esse regime em tempo oportuno”, afirma António Carneiro, Coordenador do NEBio.

Dia 09 de dezembro, também entre as 21H00 e as 22H30, tem lugar o segundo encontro subordinado ao tema “O luto prepara-se – quando e como”. A preparação para a perda é um dos aspetos mais desleixados no acompanhamento das situações graves incluindo as situações de fim de vida. “Se os clínicos e o cidadão forem capazes de compreender a importância do problema, se souberem como podem minimizar as consequências promovendo o reconhecimento precoce e o acompanhamento adequado, em tempo oportuno, prestam um inestimável contributo para minorar a gravidade dos lutos mal resolvidos” conclui António Carneiro.

Esta iniciativa realiza-se em parceria com a CES do Hospital da Luz Arrábida e a CES da Escola Superior de Saúde de Sta. Maria e conta com o patrocínio da Bayer.

Envie este conteúdo a outra pessoa