Presidente da República condecorou Francisco Carvalho Guerra 0 483

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Francisco Carvalho Guerra, antigo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

O Farmacêutico, Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Porto, e também da Universidade Católica Portuguesa, com a docência da Bioquímica, foi agraciado com a Grã Cruz do Infante D.Henrique.

Marcelo Rebelo de Sousa no discurso da entrega deste prémio elogiou o antigo bastonário, destacando o cidadão e o homem da ciência que pertenceu a uma geração de ilustres personalidades do Norte e da Foz como Walther Osswald e Daniel Serrão, que contribuíram para a projeção de Portugal no Mundo.

Francisco José Amorim de Carvalho Guerra nasceu no lugar de Oliveira, em Braga, em 1932. Completou o Curso Profissional de Farmácia da Escola Superior de Farmácia da Universidade de Lisboa, a Licenciatura em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Doutoramento na Universidade do Porto. Realizou Estágios de especialização na Washington University e na Worcester Fondation for Experimental Biology.

Além de Professor da Universidade do Porto, foi Vogal da Comissão Permanente de Investigação da NATO e foi o primeiro Presidente e co-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências Farmacêuticas (SPC). Foi ainda Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, em cuja qualidade integrou a Câmara Corporativa.

O antigo bastonário foi Figura do Ano dos Prémios Almofariz em 2007.

Francisco Carvalho Guerra já tinha sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, em 1995, concedida pelo Presidente da República na altura, Jorge Sampaio. Para além desta distinção, recebeu em 2003, a Comenda de São Gregório Magno pelas mãos do Papa João Paulo II.

Envie este conteúdo a outra pessoa