Prémios Almofariz 2017: Henrique Luz Rodrigues é a Figura do Ano 0 181

Henrique Luz Rodrigues, presidente do INFARMED até ao passado mês de março, foi distinguido com o Prémio Figura do Ano, ontem, na cerimónia de entrega dos Prémios Almofariz. «É à equipa do INFARMED que devo este prémio», afirmou após ter recebido a distinção.

Durante o seu discurso de agradecimento, o antigo dirigente da Autoridade do Medicamento lembrou ter sido o primeiro não farmacêutico a vencer este galardão, reforçando que «os portugueses precisam do apoio dos profissionais de saúde» independentemente das suas competências.

Nesta noite de gala, que decorreu no Casino Estoril, o programa abem, rede solidária do medicamento da Associação Dignitude, recebeu o Almofariz para melhor Projeto e a Farmácia Holon Campo Grande foi premiada com o Almofariz Farmácia do Ano.

A cerimónia dos “óscares” da Farmácia teve início com a atribuição do prémio Anúncio Profissional do Ano, escolhido por um júri nomeado pela revista Farmácia Distribuição. O anúncio Gama Voltaren, da GSK e da agência Pull Up, foi o vencedor da noite nesta categoria. Ana Máximo, da agência Pull Up, e Pedro Henriques, brand manager da Voltaren da GSK subiram ao palco, tendo este último agradecido às farmácias, salientando que são elas «que fazem de nós aquilo que somos hoje».

Votação das farmácias
O Almofariz Produto do Ano abriu o segmento de prémios atribuídos com base na votação das farmácias. Stilnoite da Sanofi CHC recebeu este galardão, na pessoa de Diana Gui, product manager do Stilnoite, que agradeceu o voto de confiança e confessou tratar-se de um «reconhecimento muito importante».

Seguiu-se a revelação do Prémio Laboratório do Ano, que este nesta edição foi entregue à Omega Pharma. Carlos Cunha, country manager da Omega Pharma, subiu ao palco, juntamente com vários elementos da sua equipa, e afirmou que esta distinção «traz vaidade, mas também mais responsabilidade para trabalhar».

Na categoria Produto de Dermocosmética do Ano, o grande vencedor foi o Vichy Slow Âge, da Cosmética Activa. «Herdámos uma marca acostumada a ganhar prémios, mas não há nenhum tão importante como este, porque representa a confiança diária das farmácias», frisou Jorge Sucena, group product manager da Vichy ao receber o Almofariz.

O último prémio decidido pelas farmácias foi o de MNSRM do Ano. O Antigrippine Trieffect, da Omega Pharma, foi o grande vencedor nesta categoria. Miguel Rocha, brand manager na Omega Pharma, explicou que o prémio é «resultado de um grande trabalho de equipa» e realçou com satisfação que «a marca que mais perdia na categoria OTC é agora a que mais contribui».

Solidariedade premiada
«A área da saúde pode investir centenas de milhares de euros no tratamento de uma doença, mas depois falta aquilo que menos custa», salientou Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Associação Dignitude, após a atribuição do Almofariz ao programa abem. Acompanhada por Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Dignitude, Maria de Belém lembrou que muitos utentes têm de enfrentar a «terrível realidade» de escolherem entre aviar uma receita na totalidade e servir uma refeição em casa.

Na categoria Farmácia do Ano, a vencedora da noite foi a Farmácia Holon Campo Grande. Carla Lopes Gonçalves, diretora técnica da Farmácia, frisou que «após três anos a concorrer chegou a vez da Farmácia Holon Campo Grande erguer o Almofariz». A farmacêutica reforçou que «é este o espírito Holon: nunca desistir e voltar a concorrer».

As celebrações dos Prémios Almofariz 2017 estenderam-se pela noite dentro. Após a entrega dos prémios, os convidados marcaram presença numa festa, animada por uma DJ.

Os Prémios Almofariz 2017 contaram com o patrocínio da Unidade Pharma da Rangel, e com o apoio da QuintilesIMS e do Casino Estoril.

A revista Marketing Farmacêutico, o Portal Netfarma e a e-newsletter farmanews são media partners do evento.

Veja aqui as reações dos vencedores dos Prémios Almofariz 2017.

Envie este conteúdo a outra pessoa