Ordem dos Farmacêuticos recebida no Ministério da Saúde 0 198

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, foi recebida em audiência pela ministra da Saúde, Marta Temido. Trata-se da primeira reunião formal entre dirigentes da OF e a nova equipa ministerial.

Nesta reunião, Marta Temido ficou a conhecer as prioridades de intervenção da OF nos domínios da Farmácia, do Medicamento e das Análises Clínicas, adianta o site da Ordem dos Farmacêuticos.

Para Ana Paula Martins, esta reunião com a governante foi «muito positiva» e permitiu clarificar algumas prioridades do Ministério da Saúde, dando continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pelos antecessores.

A conclusão da regulamentação da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente de um internato que ajude a definir um percurso formativo e um modelo de progressão e de desenvolvimento profissional para os farmacêuticos com vínculo ao SNS, foram as prioridades enunciadas pela bastonária.

A nova ministra e a bastonária partilharam também informações sobre alguns projetos em curso nas farmácias, como a dispensa da mediação para o VIH/sida ou a realização de testes rápidos de orientação para o diagnóstico da doença, quer nas farmácias quer nos laboratórios de análises.

Neste encontro, foi ainda evidenciado a vontade política de iniciar a passagem de alguns medicamentos oncológicos de dispensa exclusiva hospitalar para as farmácias na comunidade, tal como previso no programa de Governo.

Ema Paulino, presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, e Helena Farinha, da Direção Nacional da OF, acompanharam a bastonária nesta reunião.

Já acompanhar a ministra da Saúde esteve o presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, José Carlos Caiado.

Envie este conteúdo a outra pessoa