OF saúda conclusão da regulamentação da carreira dos farmacêuticos 0 210

A Ordem dos Farmacêuticos (OF), divulgou um comunicado, onde saúda a conclusão da regulamentação da carreira dos farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A Ordem dos Farmacêuticos saúda a publicação de um diploma estruturante para toda a profissão, que define claramente o percurso formativo pós-graduado dos farmacêuticos no seu processo de especialização”, indicam em nota divulgada.

Para além disso, “a OF não pode deixar de congratular o Governo pela vontade política desde sempre manifestada para reconhecer esta diferenciação profissional dos farmacêuticos”.

O diploma aprovado conclui um “processo legislativo e uma reivindicação dos farmacêuticos portugueses com quase duas décadas”.

Com a regulamentação da carreira farmacêutica “inicia-se agora um processo que levará à abertura de concursos para farmacêuticos residentes e consequente formação de mais farmacêuticos especialistas, num percurso que permitirá colmatar graves carências de recursos humanos nos serviços farmacêuticos hospitalares”, esclarece a Ordem.

Lembrar que o Decreto-Lei n.º 6/2020 foi publicado em Diário da República, e conclui a regulamentação da Carreira Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da criação da Residência Farmacêutica, nas unidades hospitalares do setor público, privado ou social, tendo em vista a sua especialização nas áreas da Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas ou Genética Humana.

Envie este conteúdo a outra pessoa