Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lança campanha “Os Idosos são valiosos” 72

“Os Idosos são valiosos” é o lema da campanha nacional destinada a sensibilizar a população contra a discriminação pela idade, que será lançada pelo Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), no início do próximo ano.

“A nossa espécie passou a viver muitos mais anos, a sociedade evoluiu. O conceito de que ser velho é ser doente e que a maioria dos velhos são doentes, dependentes e dementes, confirmou-se afinal como preconceito. Os velhos de hoje são, na maioria, autónomos, sem compromisso cognitivo e sentem-se saudáveis” afirma João Gorjão Clara, Coordenador do NEGERMI.

“O envelhecimento populacional provocou algumas perturbações nas sociedades ditas evoluídas. Sendo esta realidade indiscutível, os preconceitos persistiram e os velhos são marginalizados, ignorados nas qualidades e conhecimentos com que uma longa vida os enriqueceu. Considerados obsoletos, fora do tempo atual, são marginalizados, violentados física e psicologicamente pela sociedade e muitas vezes pelos familiares que lhes devem a vida, os cuidados, as preocupações, o esforço do trabalho, a dádiva de uma imensa ternura que os acompanhou enquanto cresciam”, conclui João Gorjão Clara.

Esta campanha nacional visa fazer entender que a Geriatria não se limita à intervenção na prevenção e tratamento das doenças, mas tem também no dever de se preocupar com o reconhecimento dos direitos, a defesa do bem estar e da qualidade de vida dos idosos.

Envie este conteúdo a outra pessoa