Núcleo de Estudos de Ecografia cria manual e recomendações sobre ultrassonografia pulmonar 87

O Núcleo de Estudo de Ecografia (NEEco) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), face à atual situação epidemiológica que vivemos, desenvolveu dois documentos para apoiar a utilização da Ultrassonografia Pulmonar por parte dos profissionais de saúde nos hospitais.

O primeiro documento, são recomendações para o uso de Ultrassonografia Pulmonar na abordagem inicial ao doente com suspeita de infeção por SARS-COV-2. As recomendações apresentadas foram elaboradas após uma extensa revisão da bibliografia atual disponível e sujeitas a revisão e discussão no seio do Núcleo de Estudos de Ecografia.

O segundo documento, o Manual de Utilização de Ultrassonografia Pulmonar à Cabeceira do Doente (POCUS) no Pulmão visa auxiliar a utilização deste meio de diagnóstico tão importante nos dias de hoje.

“Esperamos que estes documentos, que podem ser alterados a qualquer momento com atualização de conteúdos, sejam úteis para todos os colegas numa fase tão complexa como a que estamos a viver devido ao SARS-COV-2.” afirma José Mariz, Coordenador do NEEco.

Os dois documentos estão disponíveis em: https://www.spmi.pt/manuais-e-recomendacoes-neeco/

Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Sobre o NEEco
O Núcleo de Estudos de Ecografia (NEEco) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), pretende dedicar-se ao estudo da Ecografia à Cabeceira do Doente no Serviço de Urgência, Unidades de Cuidados Intermédios, Unidades de Cuidados Intensivos e Serviços de Internamento dos doentes observados pelos internistas. Este grupo é constituído por Internistas associados da SPMI.

Envie este conteúdo a outra pessoa