Novo Toolkit da FIP realça valor dos farmacêuticos na Reconciliação Terapêutica 200

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) publicou um Toolkit para o serviço de Reconciliação Terapêutica, para apoiar os farmacêuticos, a nível global, na melhoria da segurança do cidadão e contribuir para o Global Patient Safety Challenge da Organização Mundial da Saúde (OMS) – “Medication without harm”.
A OMS lista as transições entre níveis de cuidados de saúde como uma das três áreas prioritárias, que precisam de ação eficaz para proteger os utentes.
As transições de cuidados de saúde (como a admissão num estabelecimento de saúde, transferência de ambiente hospitalar através de uma alta clínica, e também entre diferentes prescritores em ambiente comunitário) podem causar danos ao utente devido a mudanças não intencionais na medicação ou comunicação deficiente, refere o documento.
“A reconciliação terapêutica representa um serviço fundamental em todas as transições de cuidados de saúde e, quando liderada por farmacêuticos, é eficaz na redução dos danos aos utentes relacionados com medicamentos. Com este serviço, os farmacêuticos podem aplicar o seu conhecimento sobre medicamentos para minimizar erros e otimizar o uso de medicamentos, resultando em impactos positivos no utente, resultados clínicos e económicos. A reconciliação terapêutica deve ser praticada em todos os ambientes de saúde ”, disse a CEO do FIP, Catherine Duggan.
“A reconciliação terapêutica pode eliminar as discrepâncias de medicamentos nas transições entre cuidados de saúde, se os recursos necessários forem disponibilizados. O Toolkit da FIP também pode ser usado como um guia para informar modelos de prática e influenciar decisores e profissionais de farmácia para configurar ou remodelar processos de reconciliação terapêutica”, acrescentou Catherine Duggan.
A FIP vai realizar um webinar gratuito sobre Reconciliação Terapêutica, com base no Toolkit, em março.
O Documento “Medicines reconciliation: A toolkit for pharmacists” pode ser acedido aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa