McKesson Europe e grupo PHOENIX anunciam acordo para aquisição 634

Os dois gigantes da distribuição farmacêutica anunciaram esta tarde um acordo para a venda de parte substancial do negócio da americana McKesson na Europa. Em causa estão as operações em França, Itália, Bélgica, Irlanda, Eslovénia e Portugal, bem como a sede da McKesson Europe em Estugarda, o negócio de tratamento de feridas na Alemanha, o centro de serviços partilhados na Lituânia e a participação de 45% na holandesa Brocacef. Fora deste acordo ficam as operações no Reino Unido, Noruega, Áustria e Dinamarca, bem como a participação minoritária na joint venture Walgreens Boots Alliance, na Alemanha.

Segundo a nota oficial, publicada na sua página na internet, a McKesson prevê estudar alternativas para os negócios que permanecem sob sua alçada na Europa, com o objetivo claro de focar o seu investimento em áreas de rápido crescimento, fora do Velho Continente.

Já do lado do grupo PHOENIX, a operação é vista como um passo importante no crescimento da companhia, acrescentando ao seu portefólio países em que ainda não detinha atividade, como é o caso de Portugal, Bélgica, Irlanda ou Eslovénia. Para Sven Seidel, CEO do grupo, citado no comunicado da companhia acerca deste negócio, “ao expandir a nossa presença na Europa, estamos a tornar o grupo PHOENIX ainda mais resiliente a futuras alterações do mercado e da regulação”.

As partes esperam que o processo fique concluído em 2022, estando ainda dependente da aprovação dos reguladores europeus. Até lá, as companhias trabalharão em aspetos da eventual integração, mas mantendo a sua atividade normal, nomeadamente em mercados onde concorrem diretamente.

Envie este conteúdo a outra pessoa