Luís Portela: «A Europa sabe que temos bons vinhos, mas não sabe que temos boa saúde» 0 85

Luís Portela: «A Europa sabe que temos bons vinhos, mas não sabe que temos boa saúde»

 

03 de Março de 2017

O presidente do Health Cluster Portugal, Luís Portela, numa entrevista ao jornal “Público” sublinhou que em nove anos mais do que duplicámos o valor das exportações de produtos de saúde, «o que é mais do que os vinhos todos somados e mais do que a cortiça». No entanto, no entender do chairman da Bial, é necessário «levar a nossa notoriedade para fora», visto que «a Europa sabe que temos bom vinho, mas não sabe que temos boa saúde».

 

Em 2007, Portugal angariou 600 milhões de euros com exportações em saúde, um valor que chegou aos 1,4 mil milhões, no ano passado. Nos produtos mais exportados os medicamentos ocupam 70% das vendas.

 

Apesar do caminho percorrido, Luís Portela lembra que «é preciso dar continuidade aos investimentos, não deixar cair a boa ciência que temos feito».

 

Em relação aos ensaios clínicos, Portugal continua ainda numa posição delicada. «A situação melhorou um bocadinho, mas, se antes estávamos péssimos, agora estamos medíocres. A Bélgica e a República Checa fazem dez vezes mais ensaios clínicos do que nós. Hoje não temos multinacionais a investir em Portugal», rematou.

Envie este conteúdo a outra pessoa