Legionella: Sobe para 26 o número de casos diagnosticados 0 133

Legionella: Sobe para 26 o número de casos diagnosticados

 


06 de novembro de 2017

O número de casos diagnosticados de pessoas infetadas com legionella, no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 26, anunciou ontem a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

Em conferência de imprensa no hospital, a responsável precisou que, dos 26 casos até agora diagnosticados com doença do legionário, um encontra-se numa unidade de saúde privada, outro teve alta, um terceiro está no Hospital Pulido Valente, dois na unidade de cuidados intensivos do hospital São Francisco Xavier e os restantes encontram-se internados no hospital Egas Moniz.

Apesar das medidas adotadas para deter o surto de legionella na rede de água do hospital, de acordo com «as melhores práticas internacionais», Graça Freitas não descartou a hipótese de surgirem nos próximos dias mais casos, devido à existência de um período de incubação da bactéria causadora da doença.

Presente na mesma conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu à Direção-Geral de Saúde (DGS) e ao Instituto Nacional de Saúde (INSA) «um prazo máximo de duas semanas» para apresentarem ao Governo um relatório preliminar sobre este surto da doença do legionário, citou a “Lusa”.

Tal como a diretora-geral de Saúde e a diretora do hospital São Francisco Xavier, Rosa Pérez, também o ministro sublinhou que tudo foi feito de acordo com as normas para solucionar o problema, mas deixou uma ressalva.

«Naturalmente, se houver necessidade de introduzir algumas medidas corretivas, elas serão introduzidas», declarou.

Envie este conteúdo a outra pessoa