Jaba Recordati e Infarmed procuram reduzir efeitos da rutura de Jaba B12 0 323

A Jaba Recordati, através de comunicado, vem informar que o medicamento Jaba B12 se encontra esgotado desde outubro de 2018, devido a diversos problemas no fornecimento do “princípio activo” – API (Active Product Ingredient), necessário para o fabrico deste fármaco.

A tecnologia utilizada para o fabrico deste API é complexa e pouco comum, sendo do ponto de vista financeiro pouco atrativa, o que limita as opções de potenciais fabricantes alternativos disponíveis no mercado.

Para além disso, a API é uma substância complicada, e nem sempre apresenta a consistência necessária para o processo final de fabrico do medicamento.

No decorrer de 2018 a Jaba Recordati foi informada pelo fabricante do medicamento em Itália, da rejeição de alguns lotes do API por razões de qualidade, o que originou o atual esgotamento do medicamento.

A Jaba Recordati indica ter informado o Infarmed, e uma das formas encontradas para minimizar esta falta, foi constituir um stock de emergência. Este tem assegurado, até ao momento, o fornecimento aos hospitais e farmácias, nos casos considerados mais urgentes.

A Jaba Recordati e o Infarmed têm procurado juntos, formas de conseguir reduzir os efeitos de uma possível rutura.

Envie este conteúdo a outra pessoa