Internistas apostam em formação em geriatria 48

O Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza a sua 4ª reunião anual, nos dias 22 e 23 de outubro, em formato totalmente digital. Os participantes poderão assistir em direto ou em diferido uma vez que as sessões serão gravadas e disponibilizadas na plataforma.

Para Sofia Duque, coordenadora-adjunta do NEGERMI, “o grande objetivo desta reunião é promover a formação em geriatria a todos os profissionais de saúde que cuidem de idosos em vários níveis de cuidados assistenciais – ambulatório/comunidade, hospital e instituições”. O atual contexto epidemiológico da COVID-19, veio enfatizar que as pessoas idosas, representadas em grande proporção na nossa população devido ao envelhecimento demográfico, apresentam elevada vulnerabilidade a eventos adversos, por exemplo relacionados com o confinamento no domicílio. Por este motivo, carecem de cuidados de saúde e sociais especializados, razão pela qual a aquisição e atualização de conhecimentos sobre Geriatria é cada vez mais relevante.

Durante os dois dias os participantes vão estar em contato com temas como a diabetes no doente idoso, dilemas no tratamento farmacológico, projetos para a promoção do envelhecimento saudável, promoção da autonomia do doente idoso, gestão do doente fora do internamento, a importância da geriatria nas outras especialidades e, a alimentação no doente idoso com demência entre outros.

Esta reunião é direcionada a médicos de Medicina Interna e especialistas de outras áreas da saúde que perspetivem obter e partilhar conhecimentos, experiências e visões no âmbito da medicina geriátrica. Destaca-se ainda a possibilidade de apresentação de trabalhos, estando aberta a submissão de abstracts até dia 30 de setembro.
Mais informações e programa em: https://www.spmi.pt/4a-reuniao-do-nucleo-de-estudos-de-geriatria/

Sobre a SPMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) é uma das maiores sociedades científicas médicas portuguesas, que congrega os internistas, que são a base do Serviço Nacional de Saúde nos hospitais. Um dos seus maiores desígnios é a divulgação do conhecimento, dirigida aos médicos e à população, no campo muito vasto da Medicina Interna. Para além da Medicina Curativa, quer ser também cada vez mais reconhecida no campo da prevenção da doença e promoção da saúde. Para mais informações consulte https://www.spmi.pt/

Sobre o NEGERMI
O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) centra a sua atuação na formação pós-graduada em Geriatria, dirigida a todos os profissionais de saúde que lidam com doentes idosos, na investigação de âmbito nacional sobre assuntos relacionados com a Geriatria, sendo também objetivo do NEGERMI consciencializar os profissionais de saúde e a comunidade sobre as particularidades clínicas e necessidade de cuidados especiais desta faixa etária. O NEGERMI estabelece contactos com entidades congéneres de todo o mundo, sendo o representante nacional da EuGMS (European Geriatric Medicine Society). Este grupo é constituído por Internistas associados da SPMI.

Envie este conteúdo a outra pessoa