INFARMED: Vacina da tosse convulsa começou a ser distribuída ontem 191

INFARMED: Vacina da tosse convulsa começou a ser distribuída ontem

12 de Outubro de 2016

A vacina da tosse convulsa, que esteve esgotada durante uns dias, começou a ser distribuída na terça-feira por mais de 2.700 farmácias, adiantou hoje à agência “Lusa” uma fonte do INFARMED.

Esta vacina esteve esgotada em Portugal durante uns dias «na sequência da decisão das autoridades de saúde internacionais de estender a vacinação às grávidas, o que provocou um aumento da procura superior à capacidade de produção da vacina», segundo a autoridade.

Em comunicado, o INFARMED adiantou que a «vacina já se encontra em Portugal, estando neste momento a seguir o seu processo normal de distribuição pelas farmácias do país».

Na semana passada, e na sequência de uma notícia do “Correio da Manhã”, a subdiretora-geral da Saúde disse à agência “Lusa” que a vacina esteve «descontinuada por uns dias nas farmácias» devido a um aumento da procura.

A responsável explicou na altura que não existia risco para a saúde pública, uma vez que a vacina afeta sobretudo crianças muito pequenas, que ainda não tiveram tempo de a apanhar (só aos dois meses de idade).

Segundo Graça Freitas, a taxa de vacinação em Portugal é de 97/98%, tendo sido registados 260 casos em 205 e este ano pouco mais de 400.

A subdiretora-geral da Saúde lembrou ainda que este ano a vacina da tosse convulsa é comprada e nas farmácias, mas a partir de 1 de janeiro será gratuita e fará parte do Plano Nacional de Vacinação.

Envie este conteúdo a outra pessoa