INFARMED avança com inspecções a 31 serviços farmacêuticos em hospitais 0 126

INFARMED avança com inspecções a 31 serviços farmacêuticos em hospitais

19 de Maio de 2016

O INFARMED informou, numa nota, que  deu início ao mais vasto conjunto de sempre de inspeções no terreno a serviços farmacêuticos hospitalares. Este ano estão planeadas inspeções a 31 serviços farmacêuticos, sejam públicos (24) ou privados (7), prevendo-se também ações a detentores de autorização de aquisição direta.

Depois de no ano passado se terem realizado cinco inspeções a estes serviços, foi decidido avançar com um programa mas alargado, com o objetivo de «verificar o circuito do medicamento (e também dispositivos médicos), garantindo que estes são administrados aos doentes com toda a qualidade, eficácia e segurança. O cumprimento do que está previsto nas normas legais e na regulamentação aplicável é também aqui verificado».

Segundo o INFARMED, até ao momento, as irregularidades mais frequentemente detetadas são relacionadas com o sistema de gestão de qualidade – nomeadamente ao nível dos procedimentos e registos – o sistema de monitorização das condições ambientais dos medicamentos e dos produtos de saúde, a preparação de medicação ou os circuitos dos medicamentos nas próprias instituições, havendo ainda irregularidades na dispensa de medicamentos ao público.

O conjunto de ações deverá decorrer durante os próximos meses, ficando a cargo de uma equipa multidisciplinar do INFARMED.

Envie este conteúdo a outra pessoa