Infarmed alerta para embalagens de Abstral com dois comprimidos num alvéolo 192

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde,I.P. (Infarmed) emitiu uma circular no seu portal, a alertar para os consumidores do medicamento Abstral, que foi detetada a existência de embalagens contendo dois comprimidos num só alvéolo, o que pode originar situações de sobredosagem.

“O titular de Autorização de Introdução no Mercado (Kyowa Kirin Holdings B.V.) do medicamento Abstral, fentanilo, comprimidos sublinguais, nas dosagens de 100 µg, 200 µg, 300 µg, 400 µg, 800 µg, informou o Infarmed que foi detetada noutros países a existência de embalagens contendo dois comprimidos num só alvéolo, o que pode originar situações de sobredosagem pela duplicação da dose”, indica o Infarmed no seu portal.

De acordo com o indicado, “até ao momento, não foi detetada em Portugal qualquer situação semelhante”.

De qualquer das maneiras, o Infarmed pede que “seja prestada atenção ao conteúdo de cada alvéolo”, e “caso seja verificada a existência de mais de um comprimido em cada alvéolo, deverá o conteúdo desse alvéolo ser rejeitado e a toma ser feita a partir de outro alvéolo”.

O Infarmed recorda ainda os efeitos nocivos da sobredosagem deste medicamento.

“Uma sonolência extrema e uma respiração superficial podem ser indícios de que o doente excedeu a dosagem ideal acordada. Em caso de sobredosagem, os doentes e seus prestadores de cuidados deverão proceder da seguinte forma: retirar quaisquer comprimidos (ou restos) que possam ter ficado na boca; alertar o prestador de cuidados para o que se está a passar; o prestador de cuidados deve tentar manter o doente consciente; procurar ajuda médica profissional imediata”.

Envie este conteúdo a outra pessoa