Gripe: Farmácias vacinam gratuitamente utentes com mais de 65 anos 1036

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) emitiu um comunicado a dar a conhecer o programa “Vacinação SNS Local”, o novo serviço farmacêutico de proximidade, prestado por 10 mil profissionais, em 2.750 farmácias, que permite as farmácias vacinarem contra a gripe.

Este programa permite que cerca de 150 mil pessoas com mais de 65 anos possam vacinar-se contra a gripe, de forma gratuita, numa farmácia da sua preferência, tal como já acontece nos centros de saúde.

Este serviço, que entra em vigor a partir do dia 19 de outubro, é uma réplica do projeto-piloto que decorreu em Loures, nos últimos dois anos, e que permitiu aumentar em cerca de 33% a imunização contra a gripe da população com mais de 65 anos, neste concelho.

“A operacionalização será feita em regime de parceria com as Câmaras Municipais que contribuirão para o suporte desta iniciativa, o que deverá fazer subir o número de beneficiários para além deste primeiro contingente. O fundo de emergência. Abem: COVID.19, da Associação Dignitude, facilitará a gestão de beneficiários, município a município, assim como o acesso à vacina por parte dos cidadãos mais carenciados”, explica a nota divulgada pela ANF, sobre como se vai processar este serviço.

Sendo assim, as “farmácias asseguraram o acesso a 500 mil vacinas, para o seu próprio serviço de vacinação”, “tendo assim Portugal 2,5 milhões de vacinas disponíveis”, concluiu a ANF.

Envie este conteúdo a outra pessoa