Gripe: ANF e Câmara de Cascais assinam protocolo de vacinação 246

A Câmara Municipal de Cascais, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e a e a Associação Dignitude assinaram esta segunda-feira, dia 19 de outubro, um protocolo de vacinação gratuita contra a gripe para a população idosa, no sentido de retirar pressão aos centros de saúde, num investimento de 25.000 euros.

De acordo com o presidente do município, Carlos Carreiras (PSD), em declarações à agência Lusa, as 42 farmácias do concelho vão ser abastecidas com 50 vacinas por estabelecimento, por parte do Ministério da Saúde.

Prevê-se “um investimento de 25 mil euros”, correspondendo a 11 mil vacinas.

“É a resposta que a autarquia também vai dar em termos de apoio à população, neste caso, aos mais de 65 anos e aos que estão em situações de risco de saúde para vacinação contra a gripe”, afirmou Carlos Carreiras.

Para além disso, a Câmara Municipal de Cascais vai disponibilizar ainda um autocarro que vai andar a fazer vacinação juntos dos centros de saúde do concelho, em colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho de Cascais e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

“Esse autocarro tem uma capacidade para 200 vacinas por dia e, para já, o que se perspetiva é que seja, pelo menos, durante 10 dias no concelho de Cascais. Dentro desta campanha de vacinação contra a gripe, a câmara assume o compromisso de pagar o custo da aplicação da vacina, já que as vacinas são distribuídas pelo Serviço Nacional de Saúde”, afirmou.

“Nós, hoje de manhã, já começámos com o autocarro. A procura está a ser bastante, o que é bom, […] mas começa a haver dúvidas se o número de vacinas garantido pelo Governo é suficiente para a procura que vai haver”, concluiu.

Envie este conteúdo a outra pessoa