Farmacêuticos espanhóis lançam campanha contra desinformação sobre vacinas 243

O Conselho Geral dos Colégios Oficiais de Farmacêuticos de Espanha (CGCOF) e a EFE Verifica, a equipa de verificação de dados da Agência EFE, lançaram uma campanha conjunta contra a desinformação sobre vacinas.

A campanha, denominada por “VacunaCheck”, pretende fornecer informação verificada sobre as vacinas e a covid-19.

para fornecer informação verificada na farmácia e refutar os embustes relativos às vacinas contra a covid-19.

Para isso, esta iniciativa irá disponibilizar uma linha de troca de mensagens direta com os utentes para que tirem as suas dúvidas sobre a informação que recebem, especialmente através de redes sociais e plataformas de troca de mensagens.

Nos próximos meses, as farmácias vão encorajar os utentes a enviar informação que suspeitem ser falsa, através do WhatsApp da EFE Verifica. Para isso, é apenas necessário efetuar o scan de um QR code, para abrir um chat com a equipa de verificação.

Este canal de WhatsApp será uma via direta e rápida não só de verificação de informação recebida, mas também de receber informação verificada e conteúdo útil relacionado com as vacinas contra a covid-19.

Esta iniciativa foi apoiada pela International Fact-Checking Network (IFCN) e pelo WhatsApp, sob o enquadramento de um programa de ajuda lançado para promover a verificação de dados relativos a vacinas, num momento chave da estratégia de imunização.

Envie este conteúdo a outra pessoa