Farmacêuticos e médicos enviam parecer para revisão do Manual de Boas Práticas Laboratoriais 0 263

A Ordem dos Farmacêuticos e a Ordem dos Médicos emitiram um parecer conjunto sobre a proposta de Manual de Boas Práticas Laboratoriais elaborada pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O parecer conjunto destas duas Ordens baseia-se num trabalho desenvolvido pelos respetivos Colégios de Especialidade (Análises Clínicas e Genética Humana, no caso dos farmacêuticos e Patologia Clínica no caso dos médicos), que teve inicio há mais de um ano e foi apresentado em julho do ano passado.

Tendo em conta a evolução do setor, o desenvolvimento tecnológico, a evolução da prática profissional e da organização do sistema de saúde, as Ordens acham mais que justificada a revisão do documento datado de 2001.

Para além disso, farmacêuticos analistas clínicos e os médicos patologistas clínicos indicam que este documento é relevante para a garantia da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios de análises clínicas.

As duas Ordens acrescem também o fato deste parecer se revelar também como documento estruturante para o processo de licenciamento destas unidades de saúde, pilares fundamentais do sistema de saúde Português.

Envie este conteúdo a outra pessoa