Farmacêutico português é o novo presidente do Grupo Farmacêutico da UE 0 923

Duarte Santos, membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), foi eleito ontem, dia 11 de junho, como presidente do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU). A Assembleia Geral teve lugar em Cracóvia, na Polónia.

O PGEU é a associação europeia que representa mais de 400.000 farmacêuticos comunitários, e é composto pelas associações nacionais e as entidades profissionais de farmacêuticos em 31 países europeus, incluindo Estados-Membros da UE, membros do Espaço Económico Europeu e da EFTA, e países candidatos à UE. No caso da Delegação portuguesa ao PGEU, esta é formada pela Ordem dos Farmacêuticos e pela Associação Nacional das Farmácias.

Duarte Santos afirmou que irá “garantir que o PGEU disponibilizará a todos os farmacêuticos comunitários espalhados pela Europa as ferramentas necessárias para responder aos muitos desafios e oportunidades que o sector da Farmácia enfrenta atualmente, incluindo as faltas de medicamentos, a implementação da legislação europeia sobre os medicamentos falsificados e a nova regulamentação europeia relativa aos dispositivos médicos e aos medicamentos veterinários”..

O novo presidente do PGEU completou em 2008 o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, e é proprietário de uma farmácia em Lisboa. Entre 20111 e 2015 foi presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF), e desde maio de 2013 é membro da Direção da ANF. Em 2014 foi convidado para leccionar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde ainda é professor.

Envie este conteúdo a outra pessoa