Especialista internacional em hepatite C apresenta algoritmo de tratamento e sistema eletrónico de priorização de doentes 0 50

Especialista internacional em hepatite C apresenta algoritmo de tratamento e sistema eletrónico de priorização de doentes

11 de julho de 2014

O INFARMED promoveu ontem uma reunião com um dos maiores peritos em hepatite C na Hungria, Michael Makara, que veio apresentar o sistema de registo e autorização de tratamento de hepatite C – HepReg – utilizado naquele país.

Esta reunião contou com a presença de diversos especialistas nacionais, tendo também estado presentes representantes dos doentes, revelou o INFARMED numa nota.

Michael Makara, especialista com mais de 25 anos de experiência no tratamento da hepatite C, retratou a realidade húngara no que diz respeito a esta patologia, em especial o trabalho desenvolvido nos últimos 3 anos, com a criação do registo eletrónico de doentes de hepatite C. Foi apresentado o algoritmo de decisão utilizado e respetivos critérios de priorização de doentes para tratamento com terapêutica dupla ou tripla, atendendo aos vários medicamentos disponíveis naquele país. Devendo todos os doentes ser tratados, a abordagem inicial baseia-se no tratamento dos doentes com terapêutica dupla, ficando a tripla reservada aos doentes com contraindicação, ou intolerantes, ao interferão alfa.

Foi realçada a importância de criar pontes de entendimento entre os vários interlocutores (nomeadamente reguladores, indústria farmacêutica, profissionais de saúde, doentes, sociedades científicas), que permitam encontrar as soluções para os principais problemas relacionados com a gestão do acesso aos medicamentos para a hepatite C, garantindo uma adequada seleção dos tratamentos disponíveis às características de cada doente e respetiva prioridade para tratamento.
 

Envie este conteúdo a outra pessoa