Ema Paulino: a primeira mulher eleita Presidente da ANF 2326

Ema Paulino foi eleita Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF) para o triénio 2021-2023, tonando-se a primeira mulher eleita para o cargo.

A lista A, liderada por Ema Paulino, conquistou 1340 votos (58%), contra 825 da lista F (36%), num total de 2165 farmácias apuradas. Foram ainda contabilizados 147 votos nulos ou em branco.

Neste momento, estão ainda por apurar os votos de 199 farmácias, processo que estará concluído na próxima sexta-feira, dia 4 de junho de 2021, naquele que foi o processo eleitoral mais concorrido de sempre da ANF.

As primeiras declarações de Ema Paulino, distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano 2014, citada num comunicado enviado pela ANF, são sobre as suas ações imediatas ao assumir o cargo.

Em primeiro lugar “propõe um Novo Rumo para a ANF”, “dando prioridade ao reequilíbrio das contas através de uma gestão rigorosa e transparente”. Pretende também “aproximar a Associação de todos os Associados, defender e valorizar as farmácias e os farmacêuticos na rede de cuidados de saúde, bem como recuperar o poder de intervenção e influência da ANF junto dos centros de decisão, das autoridades e de todos os parceiros da saúde”.

Ema Paulino conta na sua equipa da Direção, com os Vice-presidentes Diogo Gouveia, Paula Dinis e Paulo Fernandes. João Cordeiro preside à Mesa da Assembleia Geral, Paulo Barradas é Presidente do Conselho Fiscal e Helena Amado é Presidente do Conselho Disciplinar.

Lembrar que Ema Paulino foi membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF) e representou esta organização no Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) e na Federação Internacional Farmacêutica (FIP), da qual foi CEO interina. Integrou ainda a delegação da FIP à Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

Entre 2003 e 2012 fez parte da Direção da ANF e foi, entre 2012 e 2019, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Desde 2018  que é membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção-Geral da Saúde, e faz parte da Comissão Técnica de Vacinação Contra a covid-19, desde 2020.

Para além disso, recebeu o galardão FIP Fellow em 2012, foi selecionada como uma das 100 gestoras da nova geração a nível nacional para o Círculo da Inovação, projeto do Expresso, SIC Notícias e NOS, e em 2020 foi eleita membro correspondente da Academia Nacional de Farmácia Francesa.

Envie este conteúdo a outra pessoa