Diretor-geral da OMS congratula Portugal por Revisão de Preparação Sanitária Universal 420

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, congratulou Portugal por ser um país piloto na Revisão de Preparação Sanitária Universal.

“Parabéns, Portugal, por comandar a Revisão de Preparação Sanitária Universal. A confiança pública, um sistema de saúde resiliente em conjunto com a participação multissetorial são os pilares da capacidade de preparação. [Estou] ansioso para ouvir a sua experiência na WHA [em português: Assembleia Mundial da Saúde]”, escreveu no Twitter.

Esta declaração surge após a visita da equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) a Portugal, ocorrida entre 2 a 6 de maio, no âmbito de um projeto piloto que pretende avaliar e reforçar a resposta a emergências de saúde pública.

Com esta iniciativa será possível avaliar como correu a resposta portuguesa à pandemia de covid-19 e os resultados preliminares desta primeira visita serão apresentados num encontro na sexta-feira, no auditório do Infarmed.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a visita da equipa da OMS decorreu no âmbito da Universal Health and Preparedness Review (UHPR), uma iniciativa que “pretende reforçar a partilha de recursos da saúde com parceiros das áreas do ambiente, saúde animal, defesa, administração interna, igualdade de género, entre outras, no âmbito da preparação e resposta a emergências de saúde pública”.

Esta visita “permitirá reforçar os mecanismos, recursos, equipamentos e processos intersectoriais com impacto positivo na resposta a emergências de saúde pública”, acrescentou a DGS, no comunicado divulgado.

Os resultados finais deste trabalho serão apresentados na Assembleia Mundial da Saúde.

Envie este conteúdo a outra pessoa