DGS: Terceira dose da vacina do sarampo ainda só está em estudo 0 80

DGS: Terceira dose da vacina do sarampo ainda só está em estudo

 


04 de abril de 2018

«Não há um único estudo científico ou recomendação internacional que aponte para a necessidade de uma terceira dose [da vacina do sarampo]. No futuro, depois de muitos estudos e muita investigação, pode vir a ser necessária, mas agora não é», explicou ao “DN” Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, que ontem foi questionada sobre este tema na Comissão da Saúde.

Depois de ter sido ouvida na comissão, a pedido do PCP e do PS, juntamente com outros sete especialistas, Graça Freitas esclareceu ao “DN” que neste momento «as duas doses estão corretas, tanto aqui como em toda a Europa, Canadá, Estados Unidos, Austrália». Uma situação que pode mudar, admitiu, já que «os vírus, as doenças e as vacinas são coisas que vão evoluindo». Mas não existe, frisou, qualquer recomendação para uma terceira dose da vacina.

De acordo com o último balanço da Direção-Geral da Saúde, ao longo do atual surto foram confirmados 86 casos, 80 dos quais já se encontram curados e a maioria com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto. Entre os infetados, avançou Graça Freitas, 80% estavam vacinados com duas doses. «Estavam, portanto, completamente e muito bem vacinados», afirmou na Comissão de Saúde.

Envie este conteúdo a outra pessoa