Desenvolvimento, inovação e sustentabilidade: os alicerces do II Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica 772

Pelo Lagoas Park, em Oeiras, no dia de ontem ecoaram consistentemente três palavras de ordem: inovação, desenvolvimento e sustentabilidade. Estes foram os alicerces do II Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).

Sob o mote “Distribuímos Saúde”, esta edição reuniu múltiplos especialistas que, ao longo do dia, compuseram painéis de discussão sobre diversos temas de relevo para os profissionais do setor farmacêutico.

As palavras de Nuno Flora, presidente da ADIFA, Manuel Pizarro, ministro da Saúde, e Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, que marcaram o início do congresso, garantiram o embalo necessário para os cerca de 200 convidados permanecerem agarrados às duas sessões que compuseram a parte da manhã.

No centro de debate estiveram as dinâmicas e tendências de mercado – discussão que contou com a presença de Simon Tottman, vice-presidente da IQVIA – e um leque de profissionais de excelência para uma conversa em torno da tecnologia, do acesso aos medicamentos e da despesa associada aos mesmos.

A ordem de trabalhos seguiu com o foco voltado para a sustentabilidade económica e ambiental do setor, introduzida por Maria de Belém Roseira – a quem já coube a pasta ministerial da Saúde e Igualdade -, que arrancou múltiplas gargalhadas à plateia, não descorando o rigor que tamanho tema exigia.

A tarde contou com outras duas sessões, sempre com salão lotado e boa disposição à mistura, devidamente impulsionada por Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde entre 2015 e 2018. Iniciou a discussão em torno dos desafios da saúde, em matérias de desenvolvimento e inovação, tendo sido posteriormente acompanhado por Ana Paula Martins, presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, e Sérgio Alves, country president na AstraZeneca Portugal.

Movidos por querer dar aos convidados uma sessão mais prática e descontraída que fechasse em grande este segundo congresso, a ADIFA colocou em palco caras conhecidas de farmácias comunitárias e da indústria para que trocassem ideias sobre os desafios de integração com a Farmácia.

Não tivesse já sido o dia bem recheado de grandes intervenções, partilha de experiências e troca de conhecimento, Nuno Flora quis fechá-lo com chave de ouro, ao dar a palavra a Rui Santos Ivo, presidente do Conselho Diretivo do INFARMED, e Bernd Grabner, presidente do European Healthcare Distribution Association (GIRP) para o encerramento.

Dias antes do início do II Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, Nuno Flora havia dito que esperava um momento aberto e de trabalho. Assim o foi. “Em termos de participação e de conteúdos, foi um excelente evento. Esperamos conseguir realizar um terceiro congresso com o mesmo nível”, afirmou o presidente da ADIFA.

O Portal Netfarma, a e-newsletter Farmanews, as revistas Farmácia Distribuição, Marketing Farmacêutico e Farmácia Clínica são media partners do II Congresso da Distribuição Farmacêutica.

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